Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


GABINETE DO PREFEITO

natal.rn.gov.br » Gabinete do Prefeito » O Prefeito

  • O Prefeito




Carlos Eduardo Nunes Alves nasceu no Rio de Janeiro, em 5 de junho de 1959, mas desde os dois anos de idade mora em Natal. Voltou ao Rio de Janeiro para estudar e se formar em Direito pela Universidade Católica Santa Úrsula, voltando após formado a Natal onde iniciou sua atuação política.

Eleito Deputado Estadual em 1986, por quatro legislações ocupou uma cadeira na Assembléia Legislativa, atuando como líder da oposição e, mais tarde, como líder do Governo naquela Casa. Como deputado apresentou diversos projetos que se transformaram em importantes leis.

Entre eles, a limitação do uso de carros oficiais no RN. Criação da Defensoria Pública. Obrigação de realização de testes anti-AIDS em hospitais, maternidades e bancos de sangue, tanto públicos quanto privados. Obrigação de ocupantes de cargos em comissão no Estado de apresentarem publicamente declaração de rendas e bens ao assumirem seus postos. Criação do Parque Ecológico do Cabugi e da preservação da Zona Costeira, da Chapada do Apodi e da Serra do Martins. Obrigação de provisionamento de recursos para garantir o pagamento do 13º salário aos servidores do Estado. Criação do Fundo Estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNDET) para custeio de estudos, programas e pesquisas.

Em agosto de 1996, Carlos Eduardo assume a Secretaria Estadual do Interior, da Justiça e da Cidadania, mais tarde transformada em Secretaria do Trabalho, da Justiça e da Cidadania. Em três anos de atuação à frente da Secretaria, Carlos Eduardo dotou o Estado de um sistema penitenciário, implantando os três regimes jurídicos previstos em lei: fechado, semi-aberto e aberto. Para isso, construiu os presídios de Alcaçuz e Caicó, reformou e ampliou as penitenciárias Mário Negócio e João Chaves, edificou o Hospital de Custódia e a Casa Albergue, abrindo mais de mil vagas no sistema.

Carlos Eduardo também esteve à frente do Sine/RN, promovendo diversos programas de qualificação e requalificação de mão-de-obra, que somente em 2000 beneficiou mais de 100 mil trabalhadores em todo o Rio Grande do Norte.

No campo dos direitos do consumidor, Carlos Eduardo é responsável pela implantação do Procon no Estado, com a criação do Palácio da Cidadania, na Ribeira, e da Casa da Cidadania, na zona norte, ambas na capital. Um serviço que ultrapassa hoje o volume de 10 mil atendimentos mensais.

Em 2000 é eleito Vice-Prefeito de Natal. Em 2001, desliga-se do PMDB e ingressa no PSB. Com a renúncia da prefeita Wilma de Faria, em 5 de abril de 2002, para concorrer ao Governo do Estado, Carlos Eduardo assume o Palácio Felipe Camarão. Em outubro de 2004, foi reeleito Prefeito de Natal, cujo mandato foi concluído 2008. Em 2009 deixou o PSB e filiou-se ao PDT, partido pelo qual disputou o Governo do Estado em 2010, obtendo 160.828 votos. Em 2012 foi eleito prefeito de Natal com 214.687 votos e o mandato vai até 2016. Em 2016 Carlos Eduardo foi reeleito com 225.741 votos, o que corresponde a 63,42% dos votos válidos.


SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css